Close

março 13, 2018

Sindicato realiza reuniões nas agências bancárias de Caraguatatuba


Atento às mudanças trabalhistas que entraram em vigor em novembro do ano passado, dirigentes do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região, realizaram nas agências bancárias de Caraguatatuba, diversas reuniões para debater o cenário trabalhista deste ano.

“Acreditamos que só a mobilização de base poderá nos fortalecer para enfrentarmos os desmontes trabalhistas”, disse o presidente Geraldo Soares.

Caixa Econômica Federal
Durante a reunião na Caixa, o Sindicato definiu em conjunto com os empregados, ações para solucionar a falta de condições de trabalho gerada pela falta de funcionários. Uma das ações é a conscientização da população em relação ao papel social que a Caixa exerce no país.
O Sindicato encaminhou ofício a direção da Caixa pedindo a contratação de mais funcionários e reposição imediata dos que se aposentaram e aguarda resposta. A agência em Caraguatatuba em dias de pico atende cerca de 1.000 clientes por dia.

Bancos Privados
Já nos bancos privados (Bradesco, Itaú e Santander), os bancários foram orientados sobre as mudanças que os bancos estão implantando desde novembro de 2017, quando entrou em vigor a Reforma Trabalhista. Uma delas é o caso da homologação, atualmente, com a nova reforma, não existe mais a obrigatoriedade de se homologar nos sindicatos, porém, os sindicatos não podem ser impedidos de prestarem todo o atendimento em caso do consentimento do trabalhador.

Sobre as convenções coletivas, o Sindicato salientou que os trabalhos já iniciaram e neste ano a luta pela garantia de direitos deverá contar com a maciça participação da categoria.
Os dirigentes sindicais reforçaram a importância dos bancários fortalecerem o Sindicato e contribuírem para garantir o trabalho sério e atuante da entidade.