Close

fevereiro 11, 2018

Caixa desiste de pedir dinheiro do FGTS

Caixa desiste de pedir dinheiro do FGTS

Caixa desiste de pedir dinheiro do FGTS

Em comunicado divulgado aos empregados nesta terça-feira (23.01), a direção da Caixa Econômica Federal informou que o banco não vai mais recorrer aos recursos do FGTS para garantir o cumprimento do Acordo de Basiléia III.

O banco estava tentando uma negociação para captar R$ 15 bilhões do fundo. O valor seria usado para que a Caixa atenda a Basileia, que prevê uma maior solidez do sistema bancário.

Técnicos do Ministério da Fazenda e do Tesouro Nacional eram contrários ao empréstimo. Já a ala política do governo, a favor. Isso porque, sem o aporte, a Caixa poderá reduzir o volume de empréstimos.

Mas, diante dos recentes escândalos que culminaram com a saída de quatro vice-presidentes, a alta cúpula da Caixa foi forçada a abandonar a ideia na reunião desta terça do Conselho de Administração (CA) da empresa.

A direção do banco divulgou que a Caixa vai vender carteiras de crédito, lançar instrumentos de dívida perpétua no mercado internacional, e não repassará ao Tesouro parte dos lucros de 2017 e 2018. Com essas ações, garante o comunicado, vão fazer com que a instituição cumpra o Acordo de Basileia em 2018 e 2019.

Diretoria Executiva da CONTEC